Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Buscar  
Brasil

Publicada em 07/08/18 às 18:16h
Secretaria Estadual da Saúde lança Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo
A imunização durante a campanha protege a população de forma coletiva.

SES-GO

 (Foto: Kompleta FM / AM)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou no último dia 6/8, em todo o território goiano, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

A campanha prossegue até 31/8, sexta-feira, para vacinar contra as duas doenças 95% das crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias de todo o Estado, o que representa 346.364 de um total de 364.626. O Dia D da campanha está programado para o dia 18, sábado. 

Durante o lançamento, a Secretaria Estadual conclamou os pais ou responsáveis a levarem as crianças aos centros de saúde e postos de vacinação espalhados em todos os 246 municípios goianos, para que não haja o risco de reintrodução da paralisia infantil e do sarampo. 

“O sarampo pode causar a morte das crianças e a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, deixa sequelas que limitam e comprometem a vida das pessoas. Essa triste realidade foi muito comum no passado”, pontuou.

O alerta aos pais e responsáveis feito pelo secretário estadual da saúde Leonardo Vilela tem como fundamento a entrada no País do vírus do sarampo por meio de moradores da Venezuela e também pelos registros de casos da doença  em Roraima, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.  


O sarampo é uma doença altamente transmissível e tem como principais sintomas febre alta, erupções na pele (exantema), tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

Já a poliomielite é uma enfermidade erradicada no Brasil em 1994. Contudo, existem casos registrados em outros países, o que aponta a necessidade de realizar a vacinação no território brasileiro. O vírus que transmite a doença também é de fácil contaminação e causa paralisia flácida nas pernas. 

“O Brasil é um País que recebe visitantes estrangeiros todos os dias. E, por esse motivo, a transmissão da doença vinda de outra nação é possível. Assim, por precaução sanitária, as crianças brasileiras devem se proteger com a vacina para ficarem livres dessa enfermidade também”, adverte o secretário.

Além de imunizar a criança individualmente, a vacinação durante a campanha protege a população de forma coletiva. As crianças vacinadas contra a paralisia infantil promovem uma proteção coletiva por disseminar, no meio ambiente, o vírus vacinal. Já a vacinação contra o sarampo tem o mérito de interromper a cadeia de transmissão da doença.




(62)9670-9677




Hora Certa


As Matinadas da Kompleta
Peça sua Música

  • MAURICEIA DA SILVEIRA
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Música: as borboletas
  • Alan Carlos
    Cidade: Jussara Goiás
    Música: Beija bem Guilherme Silva
  • Rozenildosales
    Cidade: Jussara Goiás
    Música: Léo canhoto e Robertinho gaivota
  • Adriana Pereira
    Cidade: Jussara
    Música: Baixinho de Um Metro e Sessenta (Roberto de Campos)
  • Lucas Neres Do Carmo
    Cidade: Jussara
    Música: Quanto tá o placar do jogo
  • maria aparecida
    Cidade: jussara
    Música: secretaria amado batista, homamengagem helena plantão drogaria padrao
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 905161






Converse conosco pelo Whatsapp!
Kompleta FM DiGiTaL- A rádio que veio para fazer Diferente.
Copyright (c) 2024 - Kompleta FM DiGiTaL - Todos os direitos reservados