Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Buscar  
entretenimento

Publicada em 20/03/23 às 18:37h
Rio Araguaia, em Goiás, recebe rally mundial de pesca em julho

Elizabeth Melo (Mecânica Comunicação Estratégica)

Atletas e projeto 100 jornalistas reunidos - edição 2019  (Foto: Elizabeth Melo (Mecânica Comunicação Estratégica))

O Rio Araguaia e o Rio Cristalino, em Goiás, recebem a segunda edição do Great Amazon World Fishing Rally (GAWFR), entre os dias 14 e 23 de julho. O torneio de pesca, em formato de rally, é único no mundo, e irá reunir vinte participantes – homens e mulheres - de sete países diferentes: Japão, EUA, China, Brasil e Tailândia, Cingapura, Malásia. Serão cinco dias de disputa por espécies de peixes originais – Aruana, Dorada, Pirarara e Tucunare, além do Pirarucu e Piraíba, considerados os maiores peixes de água doce do planeta.

O GAWFR se caracteriza por ser um evento esportivo, social, cultural, educacional e ecológico, uma vez que incentiva a participação das mulheres no esporte, impulsiona a preservação do meio ambiente por meio do esporte, promove a pesca para que se torne um esporte olímpico e conta com o projeto 100 jornalistas para desenvolvimento de jovens e crianças das comunidades locais.

O evento é organizado pela Associação Great Amazon Fishing Rally, que considera a pesca como um esporte neutro em termos de gênero, onde todos podem participar juntos com as mesmas regras e sem desvantagens. Por isso, a segunda edição do torneio terá a mesma quantidade de homens e de mulheres, que competirão pelo título de pescador mestre da Amazônia.

A primeira edição do Great Amazon World Fishing Rally foi realizado em 2019, com treze atletas dos dois gêneros – masculino e feminino -, que provaram a neutralidade do esporte, competindo de igual para igual na Amazônia. Isso acontece porque a competição não depende a penas da força física, mas também da técnica, da força mental e das ferramentas de pesca utilizadas. No final, a estratégia aplicada é a chave para a vitória em um torneio tipo endurance.

A realização do GAWFR na Amazônia também contribui para mostrar que a pesca pode ser um esporte que incentiva a prática de conservação ambiental. A proposta do torneio é que os competidores desafiem as espécies de peixes apenas com o uso de iscas artificiais. Cada espécie possui uma pontuação diferente, levando-se em conta o grau de dificuldade em relação a captura individual. O vencedor será aquele que obter o maior número de pontos nos cinco dias de rally.

A pesca é um esporte emocionante porque a cada dia, dependendo das espécies capturadas, pode haver uma reversão na colocação dos competidores. No caso do rally, há penalidades para os atletas que não conseguirem capturar os peixes-alvo especificados e uma etapa especial será promovida no terceiro dia de torneio, além do que pontos negativos serão cobrados.

Um dos poucos eventos esportivos internacionais liderados por Brasil e Japão, o Great Amazon World Fishing Rally será transmitido através de várias plataformas digitais. A expectativa é que mais de 20 milhões de pessoas acompanhem o evento. 

Projeto 100 Pequenos Jornalistas

No lado social, o projeto 100 Pequenos jornalistas foi um sucesso na primeira edição. A Associação Great Amazon Fishing Rally doou 40 smartphones para jovens e crianças de uma escola local, que permitiu que os alunos se tornassem pequenos jornalistas, sendo orientados a utilizar o aparelho como ferramenta de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente na Amazônia que é o tesouro brasileiro.

Durante o torneio, os atletas interagiram com as crianças, ensinando táticas para arremessar a isca, e contando suas experiências na Amazônia. Para as crianças, esse intercâmbio foi uma oportunidade de conhecer histórias sobre a região e de ampliar seu interesse pela questão ambiental. Isso mostra que o Great Amazon World Fishing Rally e os atletas participantes são emissores ativos, atraindo a atenção do mundo todo para a grande Amazônia e também para o Brasil.

Serviço:
2º Torneio Great Amazon World Fishing Rally
Data: 14 a 23 de julho de 2023

Local: Rio Araguaia e Rio Cristalino - Goiás
Organizador: Associação Great Amazon Fishing Rally
Informações: https://rally.fish/
Instagram: https://www.instagram.com/great.amazon.rally/
YouTube: https://www.youtube.com/@GreatAmazonWorldFishingRally/videos




(62)9670-9677




Hora Certa


Hora do Café com Marcelino Ferreira
Peça sua Música

  • MAURICEIA DA SILVEIRA
    Cidade: RIO DE JANEIRO
    Música: as borboletas
  • Alan Carlos
    Cidade: Jussara Goiás
    Música: Beija bem Guilherme Silva
  • Rozenildosales
    Cidade: Jussara Goiás
    Música: Léo canhoto e Robertinho gaivota
  • Adriana Pereira
    Cidade: Jussara
    Música: Baixinho de Um Metro e Sessenta (Roberto de Campos)
  • Lucas Neres Do Carmo
    Cidade: Jussara
    Música: Quanto tá o placar do jogo
  • maria aparecida
    Cidade: jussara
    Música: secretaria amado batista, homamengagem helena plantão drogaria padrao
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 905182






Converse conosco pelo Whatsapp!
Kompleta FM DiGiTaL- A rádio que veio para fazer Diferente.
Copyright (c) 2024 - Kompleta FM DiGiTaL - Todos os direitos reservados